Memória de Árvore

Memória de Árvore, novo projeto artístico pedagógico do grupo Psoas e Psoinhas em co – produção com a Tato Criação Cênica. Concebido por Katiane Negrão, ela une suas investigações como integrante dos dois grupos em uma montagem solo para a primeira infância tendo em seu processo criativo duas instituições parceiras, o Jardim da Infância 308 Sul, com crianças de 4 a 5 anos e crianças do CEEDV – Centro de Ensino Especial para Deficientes Visuais.

Seguindo a trilha do Psoas de projetos para a primeira infância, Memória de Árvore envolve crianças, educadoras e famílias, com princípios da educação somática, arte educação, dança em oficinas e vivências em que a relação com a natureza integra toda a jornada.

Em uma montagem em que Katiane traz suas memórias de infância com a natureza, reconhecendo em si o suporte que estes momentos oferecem à mulher que é hoje. As memórias que vem construindo com sua filha de 5 anos e as presenças e escutas criadas com as crianças envolvidas no projeto, que já são novas memórias.

Com uma equipe de mais de 20 pessoas, e maioria mulheres exercendo as posições mais importantes do projeto, é um solo onde está muito bem acompanhada. Com direção de Rita de Castro, na companhia de Rossana Alves auxiliando na orientação de movimento somático na abordagem Body-Mind Centering (BMC). Tem a grande parceira do Grupo Psoas, Susana Prado, na colaboração da pesquisa e na provocação Eco Somática e Júlia Ferrari na direção e composição musical.

Com os quase 20 anos de cia Tato, o parceiro de estrada Dico Ferreira, acompanha a montagem na orientação em dramaturgia física no teatro de animação. E o companheiro de vida Luciano Porto na cenografia e unindo forças na produção do projeto.

 Memória de Árvore é corpo, movimento, voz, é dança, teatro, teatro de animação, música, é educação, arte, natureza, educação somática. É semente brotando e crescendo em um percurso com estreia prevista para outubro. 

Entre muitas(os) profissionais ainda a serem apresentadas (os/es) nas próximas postagens, Memória de Árvore tem como co-criadora principal, a pequena grande musa do projeto, Iris, filha de Kati e Luciano, com seu jeito único, sensível e inspirador.

Pérolas de Iris: ontem, Iris deitada no colo da mãe, pele com pele, diz para o papai que estava próximo:

“Eu acho que a mamãe faz parte de meu corpo e eu faço parte do corpo da mamãe.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário