8/26/2016

O encontro

Esse é um espaço para compartilhar o processo criativo do espetáculo AMANA do Grupo Psoas e Pssoinhas. 

AMANA - chuva em tupi-guarani é um espetáculo de dança contemporânea para e com bebês de zero a três anos. 

RESUMO DO ESPETÁCULO

AMANA é uma palavra tupi guarani que significa água que vem do céu. O espetáculo de dança para e com bebês de zero a três anos traz um pouco de nossa ancestralidade, das gotinhas de nosso mar interno, às gotas que somos neste universo de possibilidades. A proposta traça ligações de afeto a partir do desenvolvimento do bebê. A importância que cada fase tem, desde a fase uterina, sua interação e relação de suporte. Esta relação que estende-se a todos que cuidam, este olhar que começa em si mesmo, o ouvir-se, o auto cuidado. O convite ao toque, à dança. Percebo meu corpo em ti e te percebo em mim.

Dos princípios da Educação Somática na abordagem Body-Mind Centering® (centrando corpo e mente), nasce a experimentação de movimentos, num mergulho em nossas memórias corporais, a partir de nossos padrões (Padrões Neurocelulares Básicos) de desenvolvimento da fase uterina até atingir um ano de idade. A pesquisa envolve o nosso aprendizado como seres vivos através do movimento, considerando voz/som como parte deste corpo que vibra, e desta escuta, as composições sonoras. O toque/afeto é a essência desta proposta e a técnica de contato improvisação também norteia o trabalho que se encerra com um convite à Baby-jam, uma dança com os bebês.
 

Quem somos:

Direção:
Histórico  do Grupo Psoas e Pssoinhas
Psoas e Pssoinhas nasce de um fértil encontro entre mulheres-artistas interessadas em pensar e agir a arte para a primeira infância. Visa  estabelecer um vínculo com bebês, pais, mães e educadoras para acessar um olhar mais sensível do ser.

Deste encontro inicia-se intensa pesquisa, que teve dentre suas fontes de inspiração a  oficina “Música em Fraldas”, com o maestro Paulo Lameiro, no II festival Primeiro olhar em agosto/setembro de 2015 em Brasília. Em outubro do mesmo ano o grupo estreou seu primeiro espetáculo/vivência "O Círcolo", com mais de 15 apresentações em creches, realizou uma  temporada no projeto de ocupação “Cena Aberta” Funarte-DF, no Teatro Plínio Marcos, incluindo apresentações, baby-jam e jam de contato improvisação para adultos. Participou no SESC FestClown  DF/2016 e com o Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC 2015), o grup cria o segundo espetáculo de dança para e com bebês, “Amana”, dirigido por José Regino. realizando 14 apresentacões em crecher públicas de 6 cidades administrativas do DF, 2 apresentacões para público espontáneo gratuitas no Anexo do Museu da Republica e 6 oficinas  gratuitas para educadores e cuidadores.pssoas-55.jpg


Susana Prado
Intérprete criadora/ orientadora pedagógica.
Mãe de 3 filhos, psicóloga, educadora e dançarina. Sua trajetória integra dança contemporânea, educação somática, música e pesquisa acerca da primeira infância. Participou como intérprete-criadora da montagem de dança contemporânea para crianças “A Bola e a Boneca”, da Cia Tugudum que teve circulação pelo interior de São Paulo com apoio do Sesc. Esteve presente no I Encontro Nacional Cultura e Primeira Infância, que aconteceu dentro da programação do II Festival Primeiro Olhar. 


pssoas-15.jpg
Katiane Negrão
Intérprete criadora/ orientadora em movimento somático BMC
Dançarina, atriz, contatista, fundadora da TATO, que desenvolve trabalhos de teatro de animação, dramturgia física e criações sonoras vocais, com peças premiadas e participantes de festivais nacionais e internaiconais, sendo duas obras para o público infantil. Na dança para crianças, co-dirigiu a montagem "Dançando o Sete", com a Rés Cia. de Dança. Com experiência profissional, artística e em coordenação de oficinas, é Educadora do Movimento Somático em  Body-Mind Centering (BMC) e licenciada em Artes Cênicas.

IMG_7774.jpg
Julieta Zarza:
intérprete criadora- figurinista
Julieta é intérprete criadora multi-diciplinar, com experiência na palhaçaria, na dança e na produção. Mãe da Pina de 3 anos ,Trabalhou com os grupos de teatro, dança e circo Teatrantes e Lunatix ambos de reconhecida trajetória na produção infantil. Faz parte da Cia. Las Fenómenas que desenvolve trabalhos de palhaçaria com peças para público infantil. Criou figurino e objetos de cena para diversas peças de teatro , circo e dança.

pssoas-79.jpg
Julia Ferrari:
Diretora musical- Interprete criadora
Cantora, multi-instrumentista, arranjadora, e professora de canto popular. Compõem trilhas sonoras para peças de teatro, cinema e propagandas. É produtora, diretora musical e compositora do projeto educacional “Pé de Vento” do governo do Rio de Janeiro. Atua também como preparadora vocal e diretora musical em peças de teatro, musicais e bandas.
Ganhou prêmios de melhor trilha sonora do curta  “Imperfeito”  de Guilherme Campos.


Geral: José Regino
Diretor teatral, ator e palhaço. É diretor de obras premiadas como o espetáculo de teatro para bebês “Achadouros”, que foi contemplado pelo FAC e fez parte da programação do II Festival Primeiro Olhar -2016/Brasília. Dentre dezenas de peças que já participou, no teatro para bebês também dirigiu “Alma de Peixe” e atua e dirige “Panapanã”, participante de alguns Festivais. Com ampla experiência profissional artística e como oficineiro, é diretor do grupo teatral Celeiro das Antas: www.celeirodasantas.art.br.



foto encerramento oficina "Musica em Fraldas"




Espetáculo O Círcolo - Temporada Funarte, maio 2016.





Nenhum comentário:

Postar um comentário