8/28/2016

Iniciando o Processo



Iniciando o Processo

Por Susana Prado


Nosso processo criativo iniciou-se com aulas de Educação Somática com a abordagem Body - Mind Centering®. Os encontros eram intensivos, por blocos, dias seguidos. Como uma residência procurávamos estar juntas, em pares, em 3, em 4, só, mas sempre em conexão como um prolongamento da auto percepção que as experiências em Body - Mind Centering® nos proporcionavam. Um outro contato, uma nova forma de se conhecer e conhecer o outro.  Uma viagem profunda para si mesmo, uma viagem ora concreta e paupável, ora visceral e abstrata. 
Dessas viagens fomos nos moldando, nos despindo de nós mesmas. Fomos nos abrindo para o novo, para o desconhecido, para o interno. O mar interno.
Encontramos memórias de todos os tipos que se expressam em várias formas: nos sonhos, nos órgãos, na respiração, na pele, no cheiro, na fé.
Trabalhar com bebês é encontrar o seu bebê interno, sua origem, sua passagem, seu nascimento e desenvolvimento.
É também abrir mão de si mesmo, se entregar, ceder. É o despertar de um outro ritmo, uma nova percepção. É preciso despir-se de conceitos e pré - conceitos existentes em nossa alma para se entregar  apenas às sensações e ao infinito que possui cada instante.  É preciso viver o aqui agora com toda a intensidade de cada micro movimento, totalmente presente à escuta do aqui e agora.

"Se o homem principiou por colocar-se a si próprio nos objetos de seu conhecimento, atribuindo-lhes uma existência e uma atividade conforme a imagem que ele faz de sua própria existência e atividade, quanto não deve ser forte a tentação de fazer o mesmo em relação a um ser que vem dele e que virá a ser seu semelhante - a criança, cujo o crescimento ele vigia e orienta e quem aparece muitas vezes difícil não atribuir motivos ou sentimentos complementares ao seu."  A criança e o adulto In "A Evolução Psicológica da Criança", de J. Henri Wallow.




Nenhum comentário:

Postar um comentário